Frete grátis! Consulte condições

drogaria-santa-marta

drogaria-santa-marta

Nutrição Infantil

Produtos encontrados: 174 Resultado da Pesquisa por: em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 174 Resultado da Pesquisa por: em 8 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Quando a fórmula infantil deve ser utilizada?

O melhor e mais completo alimento para bebês é, sem dúvida, o leite materno, devido aos diversos nutrientes e benefícios que só ele oferece. A amamentação exclusiva é recomendada até o sexto mês, e o aleitamento materno é recomendado até os dois anos de idade. No entanto, em alguns casos, o bebê ou a mãe apresentam condições específicas que podem dificultar ou impedir o ato da amamentação, tais como:

  • presença de um conjunto de circunstâncias em que se faz necessário complementar ou substituir o leite materno;
  • uso de fármacos específicos;
  • prematuridade;
  • presença de doenças contagiosas;
  • falecimento da mãe;
  • doenças metabólicas raras (p. ex.: galactosemia).

Na impossibilidade de a criança receber o leite materno, a alternativa mais adequada e saudável para a alimentação do bebê são as fórmulas infantis. Existem fórmulas de diversos tipos, cada uma com um fim nutricional específico e classificadas por faixa etária.

Por isso, é importante entender e conhecer quais fórmulas apresentam mais benefícios e quais são suas finalidades. Consulte um pediatra e procure a fórmula ideal para o seu bebê.

Vale ressaltar que o uso de substitutos de leite humano só deve ser realizado nas situações em que se esgotaram todas as tentativas de manter o aleitamento materno, seja de forma total ou parcial. Sendo assim, eles nunca podem ser considerados como primeira escolha.

Qual a diferença entre o composto lácteo e a fórmula infantil?

As fórmulas infantis são feitas do leite da vaca modificado e acrescido de gorduras, proteínas, vitaminas e minerais, para que fique semelhante ao leite materno e facilite a digestão do bebê. As fórmulas são compostos regulados pela Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) e indicadas para crianças de 0 a 6 meses, 6 a 12 meses e, em alguns casos, 12 a 36 meses. Embora sejam comumente confundidas com os compostos lácteos, devido à aparência de suas embalagens, tais fórmulas apresentam diferenças importantes entre si; por isso, é necessário atenção ao comprar o alimento de seu filho.

Os compostos lácteos não são considerados leite, pois em sua composição encontra-se uma mistura de leite (cerca de 51% no mínimo) e ingredientes como óleos vegetais, leite reconstituído, canola, soja, açúcar e outras substâncias químicas que influenciam no sabor e aroma.

Além disso, esses compostos são classificados como ultraprocessados, portanto, não são recomendados para crianças menores de 2 anos, devido à presença de açúcar e aditivos alimentares em sua composição.

Quais são os tipos de fórmulas?

São várias as fórmulas que buscam atender diferentes tipos de exigências nutricionais, de acordo com a fase de desenvolvimento do bebê ou suas necessidades especiais. Portanto, existem as seguintes fórmulas infantis:

Para prematuros

Fórmulas diferenciadas que oferecem todos os nutrientes de que bebês prematuros precisam para o desenvolvimento cerebral, visual e psicomotor. Exemplos: Pré-NAN, Aptamil Pré e Enfamil Enfacare Premium.

Fórmula de partida

Fórmulas que contêm os nutrientes necessários para crianças de até 6 meses de idade, contendo lactose, sacarose, amido e maltodextrina. Essas formulações também dispõem de um teor maior de micronutrientes em relação ao leite materno, como ferro e aminoácidos.

Exemplos: NAN Supreme 1 , NAN Pró 1, NAN Comfor 1 , Enfamil Premium 1 , Nestogeno 1 e Aptamil Premium 1 .

Fórmula de segmento

Nessas fórmulas infantis se encontram os nutrientes necessários para o segundo semestre de vida dos bebês, trazendo, por isso, um maior teor de ferro em sua receita.

Exemplos: NAN Supreme 2 , NAN Pró 2, NAN Comfor 2 , Aptamil Premium 2 , Aptamil Profutura 2 e Enfamil Premium 2 .

Antirreflexo ou AR

Fórmulas destinadas aos bebês que apresentam regurgitação. Bem similar às fórmulas de partida, estas apresentam também amido de arroz ou milho pré-gelatinizado que se espessa ao entrar em contato com a secreção gástrica, minimizando o refluxo.

Exemplos: NAN A.R. , Aptamil Pro Expert AR e Enfamil AR Premium .

Fórmulas infantis sem lactose ou SL

Fórmula destinada aos bebês que enfrentaram alguma patologia que diminuiu sua produção da lactase, enzima que digere a lactose.

Exemplos: NAN SL e Aptamil Pro Expert SL .

Fórmulas hipoalergênicas ou HA

Recomendadas para crianças com históricos familiares de alergia ao leite de vaca. Sua base contém proteínas do soro do leite parcialmente hidrolisada, que conferem à formula uma característica hipoalergênica.

Exemplo: NAN H.A. e Aptamil Proexpert HA.

Fórmulas à base de soja

Criadas à base de proteína isolada de soja, essas fórmulas são isentas de lactose e sacarose, uma boa alternativa para bebês com mais de 6 meses que são alérgicos à proteína do leite de vaca, intolerantes à lactose ou filhos de pais que praticam uma alimentação vegetariana. Geralmente são suplementadas com aminoácidos e possuem mais minerais e vitaminas.

Exemplos: NAN Soy , Aptamil Pro Expert Soja 1, Aptamil Pro Expert Soja 2 e Isomil.

Fórmulas extensamente hidrolisadas (com ou sem lactose)

Nessas fórmulas, a proteíina do leite é ainda mais processada. As macromoléculas são quebradas em partículas tão pequenas que possibilita um potencial alergênico inferior.

Exemplos: Aptamil Pro Expert Pepti , Althéra s/ lac, Pregomin , Nutramigen, Pregestimil, Alfaré e Novamil Rice .

Fórmulas elementares

São fórmulas à base de aminoácidos livres, isentas de sacarose e glúten, indicadas para crianças com alergia ao leite de vaca, má absorção intestinal, doença de Crohn, entre outras.

Exemplos: Alfamino, Neocate LCP , Neocate Advance , e Puramino.

Fórmulas diferenciadas

São aquelas que são criadas para atender situações específicas, tais como: fórmula com mais fibras para auxiliar crianças com constipação intestinal ou com ingredientes específicos e levemente hidrolisados para bebês com cólicas.

Qual é a melhor fórmula infantil?

Dentre as fórmulas existentes no mercado, a que mais se assemelha ao leite materno de acordo com aspectos que envolvem nutrição, equilíbrio no funcionamento do organismo e aceitação do bebê, é o Leite para Bebê Fórmula Infantil Nan Supreme . Ela possui uma formulação completa que cuida e alimenta, promovendo os benefícios necessários para a criança.

Voltada principalmente para o equilíbrio da flora intestinal do bebê, essa fórmula também ajuda no tratamento da constipação, devido à presença de prebióticos.

Mas se o valor alto das fórmulas for um problema, você pode optar por uma fórmula mais barata, como a Fórmula Infantil Nestogeno. Rica em probióticos, ela oferece uma fonte de proteína, óleos vegetais, maltodextrina, vitaminas, minerais e ferro para os pequenos em uma importante fase da vida. O Nestogeno é a opção mais econômica, mas não conta com os benefícios dos prebióticos e sua composição de vitaminas é inferior a de outras fórmulas.